+ de 1 900 000 de visitas, MARAVILHOSO este retorno!
TENHO RECEBIDO LINDAS MENSAGENS DE SATISFAÇÃO PELAS POSTAGENS E ELOGIOS. CADA UMA TEM SIDO ESPECIAL. OBRIGADA!



quarta-feira, 6 de abril de 2011

Plano de aula - Texto jornalístico


Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • apresentar essa importante ferramenta, que é o jornal como veículo de comunicação e informação;
  • diferenciar o texto jornalístico de outros portadores de texto;
  • problematizar as diversas formas de informar e comunicar as notícias a população;
  •  observar o tratamento da informação;
  • elaborar um pequeno texto jornalístico sobre o assunto em estudo.  
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização dessa aula é necessário que o professor faça um levantamento de quem já conhece jornal impresso.

  Estratégia e recursos da aula
 Diversos jornais, revistas, gibis, bilhetes, cartas, cardápios, receitas.
1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, utilizando o espaço da sala de aula faça uma roda de conversa e leve vários jornais para a turma. Pergunte aos alunos se conhecem alguma forma da população ficar sabendo das notícias, se tem o costume de ler jornais, se alguém em casa tem o hábito de ler e se sabem para que serve. Estimule os alunos a falarem e conduza um debate sobre a função do jornal na sociedade. É de suma importância que os alunos entendam que o jornal é um veículo de comunicação e que é um dos meios mais rápidos de todas as pessoas ficarem informadas a respeito do que acontece no mundo. Destine um tempo para os alunos apreciarem e lerem o jornal. Em seguida, leve-os ao Laboratório de Informática e prepare o vídeo “História do Jornal Impresso” que você encontra no sítio:
e também o vídeo  “História do jornal impresso: fotocomposição”, disponível no sítio:
Depois de assistirem aos vídeos, socialize o que cada criança compreendeu sobre a história do jornal.
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, para essa atividade disponha de jornais e de outros portadores de textos como, revistas, gibis etc. Problematize com a turma a diferença que existe entre um texto jornalístico e outros tipos de texto, como, bilhetes, receitas, dentre outros, explique que jornalísticos são textos que têm como veículos jornais, periódicos, revistas, e que esses veículos agrupam várias estruturas textuais diferentes, por exemplo, num jornal, encontramos charges, notícias, reportagens, entrevistas, classificados, etc. Depois do diálogo, solicite um tempo de leitura para que cada criança escolha um jornal e faça a leitura do mesmo, tentando identificar a sua constituição. Antes de começarem, oriente-os para observarem o que aparece na primeira página, que tipo de notícia ou informação aparece no decorrer do jornal.
Logo em seguida, peça para as crianças recortarem a parte que mais gostaram:  notícia, classificado, charge, dentre outros. Solicite que colem o que recortaram no caderno e escrevam o que entenderam, depois peça para procurarem palavras que não sabem o significado e registrarem no caderno. Peça também  para que justifiquem sua resposta, ou seja, escrever porque escolheram o texto que colaram.
3ªAtividade - aproximadamente 60 minutos
Para este momento, organize a turma em duplas e providencie uma reportagem para cada criança ou solicite que recortem do jornal. Procure fazer uma seleção prévia das reportagens, para evitar que vejam notícias que não são adequadas para faixa etária. Para interpretar uma notícia é necessário que as pessoas pensem em algumas perguntas, por exemplo: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?
Professor, você poderá trabalhar a reportagem de duas maneiras:
_ Na primeira você deverá providenciar uma reportagem para cada dupla ou solicitar que recortem do jornal. Em seguida, peça para as crianças interpretarem a reportagem respondendo oralmente essas perguntas: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê? . Concluída esta etapa solicite que registrem esta atividade no caderno ou em uma folha separada para fixar no mural.
_ Na segunda proponha aos alunos que realizem a atividade ao contrário. Você, professor, irá fornecer as respostas destas seis perguntas e as crianças irão redigir a notícia, ou seja, dessa maneira será criado o texto jornalístico. Após a realização da atividade, a turma poderá organizar um jornal falado, apresentando a notícia para outras turmas da escola.
Recursos Complementares
FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. 13. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
Avaliação
As diferentes atividades realizadas nos mostrarão avanços e dificuldades da turma em relação ao conteúdo trabalhado na aula. A avaliação deve ser contínua em todo processo, observando a compreensão das crianças sobre o entendimento da função do jornal na sociedade, bem como dos tipos de textos contidos nos diferentes  portadores de textos.        
Fonte http://portaldoprofessor.mec.gov.br

3 comentários:

  1. Muito boa a forma como o plano esta descrito, as atividades e a forma de avaliação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma pesquisa que fiz e achei muito interessante que bom que pode lhe ajudar.

      Excluir