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quarta-feira, 6 de abril de 2011

Plano de aula - Folder


Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprender a respeito dos usos sociais do folder e seus diversos contextos de circulação;
 Escrever coletivamente um folder de acordo com as características do gênero.  
Duração das atividades
10 a 12 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias para compreensão do funcionamento da escrita alfabética; leitura e interpretação.  
Estratégias e recursos da aula
  A-   Motivação e demanda do trabalho
A sequência didática orientada a seguir articula o relato de experiência de um projeto desenvolvido com uma turma de alfabetização e orienta o desenvolvimento de atividades que podem propiciar uma experiência similar.  
 O desenvolvimento deste projeto se deu a partir do reconhecimento e valorização do Livro Didático enquanto um material importante no trabalho do professor(a) alfabetizador, devido entre outros fatores, à sua qualidade hoje avaliada  periodicamente e reconhecida por especialistas dessa área de conhecimento no PNLD (Plano Nacional do Livro Didático).
Mais especificamente, a motivação ora apresentada, constituiu-se a partir da utilização de uma unidade de um livro didático de alfabetização: Português uma proposta para o letramento da autora Magda Soares (editora Moderna).  O trabalho foi realizado junto a uma turma de 2º ano/ 9 anos do Centro Pedagógico da UFMG no ano de 2009.   
A conclusão deste trabalho nos rendeu o convite para expor o processo e o resultado dessa experiência na UFMG Jovem. Trata-se de uma feira anual, realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais, na qual estudantes do ensino fundamental e médio expõem trabalhos de pesquisa.
Este convite favoreceu a divulgação do trabalho desenvolvido pois com o financiamento recebido foi possível produzir o folder com material (papel) especializado e em grande quantidade.  O aspecto mais marcante do trabalho foi a produção do suporte e do gênero para uma situação real de uso – para uso além dos muros escolares – aspecto que consideramos de grande significado para a produção e para a aprendizagem das crianças envolvidas.                                          
Segue algumas imagens do folder.
- Apresentando a unidade e o tema do Livro Didático  
 Na unidade I do livro didático utilizado: “É hora da escola”, a autora apresenta gêneros textuais diferentes para tratar de um tema específico (o peso inadequado e a postura corporal no uso das mochilas).  Para isso, apresenta os seguintes textos: “ Quanto pesa sua mochila?; Meus ombros suportam...uma mochila!”, os quais foram retirados da Revista Ciência Hoje das Crianças, ano 10, n.66 jan./fev. 1996 e Revista Zá, ano I, n.1, julho de 1996.  
 - Recursos diversificados na organização do trabalho   
Magda Soares utilizou-se de recursos/gêneros textuais diversificados para abordar a importância da imagem, do título, entre outras informações necessárias no processo de alfabetização e letramento. Estas estratégias didáticas para abordar os aspectos que compõem um determinado gênero, favorecem o professor e seus alunos a perceber que em determinado suporte textual, o título, a imagem, entre outros elementos, apresentarão características de organização e composição que o definirão como um gênero específico.    
-  Desdobramento
Uma das atividades da proposta na referida unidade era a de confecção de cartazes informativos para serem divulgados na escola. Neste momento, foi percebida a possibilidade de modificar a proposta da autora do livro didático, com o objetivo de que a escrita das crianças viesse a ser finalizada em um suporte de divulgação de caráter social mais amplo que o cartaz de tipo escolar -  oportunidade de apresentar e trabalhar com  as crianças um suporte e um gênero textual utilizado em outros contextos.                     
B-   Planejamento   
Uma vez decidido que faríamos um folder informativo dedicamos a uma pesquisa, que possibilitou conhecer mais sobre o assunto. Nesta pesquisa, abordamos ainda,   as características básicas ("definidoras") desse gênero. Assim refletimos: como se apresenta no papel; função das imagens; tamanho/quantidade de informações e a relevância das mesmas.  
Para estruturar e organizar o trabalho foi essencial realizar um roteiro de trabalho. Foi significativamente formador explorar cada item do roteiro, pois isso contribuiu com o desenvolvimento da capacidade de planejamento e avaliação do texto escrito ao longo do processo.     
Compreendemos então, que precisávamos:  
  •  Conhecer e pesquisar mais sobre o tema trabalhado (saúde do corpo, mais precisamente da coluna).
  • Compreender a organização e estrutura do gênero;
  • Definir componentes estruturais: “corpo” do texto, título, ilustração da capa, fotografias, formatação, revisão, produção final.
  • Estratégias de divulgação na escola e em outros espaços.  
C-   Pesquisa e compreensão do gênero (escolha / função social/modelo)
Para compreensão do gênero e também para ampliar os conhecimentos sobre o assunto, deve-se organizar dois momentos de pesquisa.
I -  Ampliar os conhecimentos sobre o assunto.
 - Contribuição dos familiares das crianças para que levem para escola o resultado da pesquisa sobre o tema.
- Socialização com uma apresentação, na qual, de modo resumido, as crianças apresentam as principais informações que obtiveram.
 Nesse momento, as crianças precisam ser orientadas a ter o cuidado de não repetir informação já apresentada por outro colega.
 - Explorar as fontes de informação, ou seja, como foi desenvolvida a pesquisa bibliográfica e onde foram encontradas as informações.  
II Compreensão da função social do folder   
- O que é e quais assuntos encontramos em um folder;
-  Modelos, características comuns;
- Espaços de divulgação.   
Também neste momento, podemos contar com apoio da família para que as crianças levem para escola diversos folders (independente do assunto). Esta demanda de participação da família se dá não só pelo fato de ser importante sua integração com a escola, mas também por propiciar aos alunos o reconhecimento da prática das relações sociais onde este material é encontrado.
Assim, ao trabalhar com uma atividade desta natureza, é importante que a interpretação e exploração do material os favoreça  perceber:  
  •  Os espaços onde são encontrados/distribuídos;
  • Os diversos modelos que podem apresentar;
  • As variadas temáticas que podem ser apresentadas nesse suporte/gênero;
  • A importância do título
  • O caráter explicativo, o texto curto e organizado em tópicos;
  • A importância da integração entre imagem e texto;   
DICA_ Incentive os alunos a observar que normalmente, no verso do folder constam os patrocinadores e/ou responsáveis pela elaboração divulgação.
Neste momento, selecione alguns folders para preparar uma atividade que deve propiciar a interpretação do texto e também retomar aspectos relativos à estrutura  do gênero. Se possível, trabalhe com originais: folder informativo de postos de saúdes (sobre Dengue, Gripe H1N1); folders de divulgação de eventos etc. isso favorecerá a compreensão relativa aos espaços nos quais encontramos esse gênero e as suas funções específicas em cada contexto.
Veja exemplo:

1 – Qual tipo de texto vamos trabalhar nesta atividade? Qual o seu nome?    
2 – Qual o título deste folder?       
3 – Como podemos pegar a influenza H1N1?              
 4 – Selecione três das dicas apresentadas para prevenção e reescreve, com suas palavras.                              
 5 – No caso de outras informações em qual telefone devemos ligar?      
 6 – Liste dois dos patrocinadores e divulgadores deste folder.  Onde você encontrou essa informação?            
II Elementos constituintes  
 A-   Texto (introdução / tópicos)   
Para escrever o texto do folder é necessário retomar todas as informações importantes selecionadas a partir da pesquisa. O processo dessa seleção requer especial atenção para as mudanças relativas ao gênero: de informações recolhidas em diversos materiais para um folder informativo que apresenta somente as informações mais relevantes e que tem um suporte específico a ser apresentado em determinado contexto.  
Na construção do folder, primeiramente deve-se produzir um pequeno texto introdutório que irá contextualizar o leitor, sobre a abordagem (como pode ser observado no folder sobre a Influenza H1N1).   
Reflita com os alunos que todo autor produz seu texto a partir de um estudo que lhe faz conhecer mais sobre o assunto que deseja tratar. Então, uma vez que já realizaram a pesquisa sobre o assunto, estão prontos para coletivamente produzir o texto.  
Para desenvolver este registro, conte com apoio do projetor (data show), pois com a imagem ampliada no telão todos poderão participar com dicas e críticas que qualificarão o trabalho.
Professor(a) no caso de sua escola não possuir este equipamento, trabalhe utilizando o quadro/lousa. Isso poderá implicar em mais revisões. Faça o registro do texto no quadro. Leiam juntos e corrijam o que julgarem necessário naquele momento. Registrem no caderno. Então, digite o material (sem fazer alterações ao texto original produzido pelos alunos). Em uma próxima aula reapresente o texto e façam uma leitura coletiva para verificação do que deve ser melhorado. Anotem as alterações e sempre discutam sobre a importância e pertinência destas possíveis mudanças. Desenvolva este exercício até que o texto fique adequado e satisfatório para o grupo. Esse procedimento deve ter a referência no planejamento inicial e nos objetivos que se tem ao escrever o texto.  
Na conclusão do texto é importante considerar a especificidade da linguagem infantil. Nas revisões  e na busca de qualificar o registro, deve-se ter cuidado para não descaracterizar o texto e a linguagem própria das crianças, afinal elas são as autoras.  
Dica: A partir desta experiência de revisão, enfatize que este exercício qualifica o texto, deixando-o mais claro e compreensivo. Para sistematizar trabalhe uma observação comparativa de uma primeira versão produzida e a última, por exemplo. Destaque que os autores dos livros que lemos, fazem todo este processo, para evitar erros de ortografia, entre outros.
ATIVIDADE ALTERNATIVA_ No caso da escolha dos tópicos oriente uma atividade solicitando que cada criança escreva em uma folha três ou quatro informações  que considera importante incorporar no folder. Com esta atividade, você retomará o que a criança  entendeu como sendo importante  e ainda desenvolverá uma atividade de produção de texto que implica compreender que os tópicos do folder serão organizados no formato de “listas”, ou seja, um item abaixo do outro. A partir desta estratégia, de um modo democrático, você poderá selecionar as informações mais significativas para compor o folder.   
B-   Título                                                                                       
 Como os alunos já puderam constatar na observação dos folders, o título é parte fundamental. Este, se possível, poderá ter suas letras caracterizadas em tamanhos e formas, como no exemplo da produção realizada (confira as fotos já apresentadas).
No momento de definir o título prepare uma observação relativa a esse aspecto. Sobre o título, oriente a atividade a seguir:   
  • Selecione alguns livros;
  • Exponha estes de modo que todos possam observar, mas diga que haverá uma “regra”. Todos deverão escolher um livro para ler, mas a escolha deverá se pautar somente no nome do livro não vale abrir;
  • Disponha um tempo para que possam ler o livro. Em seguida, retome a  discussão e oriente para que possam expressar em que e como o título foi importante. Pergunte como as pessoas escolhem os livros nas livrarias, por exemplo. Pergunte o que esperava ser o conteúdo do livro tendo como referência o título.
Sugerimos que a definição do título seja posterior a produção do texto. Entendemos que a função do título, é a de oferecer uma informação de tipo síntese do assunto tratado e que, portanto, deve ficar para o final.   
O título poderá ser definido por votação. Após reflexão sobre a sua função/adequação.  
Entre estes o professor(a) deverá escolher três ou quatro que atendem ao objetivo e dispô-los em uma cédula de votação para que o grupo vote.   
C-    Ilustração   
"CAPA"
A imagem deve ser criada pelos alunos.  Assim, retome a importância deste aspecto como elemento integrado ao texto. Organize este momento para que se desenvolva uma observação das imagens dos folders pesquisados pelo grupo.   
Em seguida, divida a folha A4 em quatro partes para que cada um produza um desenho, que represente o tema trabalhado. Destaque que será a ilustração da capa, e que, portanto demanda um trabalho de capricho e interlocução com o texto.  
Recolha o material produzido e solicite que seus colegas professores selecionem o que é mais apropriado para o trabalho. O mais votado será a capa do folder.  
Professor(a), observe  que sempre que possível, utilizamos estratégias diferenciadas de democracia para as definições necessárias, articulando para que todos participem ativamente de todo processo.   
ATIVIDADE COMPLEMENTAR - Propicie uma observação de novos livros e dessa vez a regra é: escolher o livro a partir da ilustração da capa e o título. Portanto, novamente, não vale abrir o livro (folhear).   
Destine um tempo para leitura e, em seguida, organize uma roda para que retomem a importância das imagens na composição global do texto.
Além dos desenhos confeccionados pelas crianças, pode-se trabalhar também com fotografias. No caso do folder como podem observar nas imagens, trabalhamos com desenho e fotografias.
III Conclusão   
Produção e divulgação   
Uma vez preparado o texto, o título, a capa, as fotografias é chegado  o momento de um adulto, com habilidade em informática, reunir e formatar o material.  
- Observação: o desenho da capa deve ser escaneado com intuito de preservar o trabalho original da criança.
Concluída a construção do folder, analise-o com os pequenos escritores, enfatizando a necessidade de revisão. Esse exercício acarretará maior sentido e significado a todo esse trabalho.    
Se possível, articule a distribuição do folder em algum evento realizado na escola ou no seu município. A “Feira de Ciências” pode ser um espaço interessante para a divulgação desse trabalho e uma boa motivação para a aprendizagem desse gênero de texto.  
Recursos Complementares
Professor(a) a fim de ampliar seus conhecimento quanto ao PNLD Plano Nacional do Livro Didático, bem como suas finalidades, acesso o seguinte endereço http://www.fnde.gov.br/index.php/programas-livro-didatico (acesso em 17 de maio de 2010). Nesta oportunidade, poderá se inteirar mais  os projetos/programas desenvolvidos pelo FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 
Avaliação
A avaliação, nesse caso é processual e exige que o professor esteja atento aos progressos apresentados pelo grupo em cada discussão, em cada atividade e em cada revisão - tanto na oralidade quanto na produção escrita. Espera-se que os alunos envolvidos:  
 - Saibam expressar o aprendizado a respeito dos usos sociais/contextos de circulação do folder;
 - Conheçam a estrutura desse gênero textual: o que e como apresenta as informações desejadas;
- Ampliem a capacidade de realização de síntese;
- Ampliem a capacidade de produção, interpretação e revisão textual.    


Fonte  http://portaldoprofessor.mec.gov.br

 

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