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quarta-feira, 6 de abril de 2011

Plano de aula - Manchete


Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler e interpretar manchetes do jornal impresso;
  • Reconhecer a função da manchete de um jornal;
  • Criar manchetes jornalísticas a partir de um texto.
Duração das atividades
2 a 3 aulas, 30 min cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
De alguma forma seria interessante que os alunos tivessem alguma experiência com jornais e percebesse a função social dos mesmos.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 -  Fazer comentários sobre o tema de manchetes
1º momento- Professor escolha previamente um jornal de sua preferência, leve para a sala e faça a leitura de algumas manchetes. È interessante que as manchetes estejam relacionadas com mais de um tema, como no  exemplo destacado.
fonte:
 Manchete 1-  A festa de Miguel terá muita alegria e diversão.
 Manchete 2 - Salários de professor deve ultrapassar R$ 8,9 mil.  
Manchete 3 - Prefeito de Guarapari retoma o cargo.
Manchete 4 - Aluno é expulso por causa do chulé.
 a) A cada manchete lida, o professor  questiona:
  •  o que vocês entenderam dessa manchete?
  •  De que trata a manchete? Já  ouviram algo parecido com essa manchete?
  •  O que vocês podem falar sobre essa manchete?
Observação - As crianças ditam e o professor escreve, nesse momento elas dizem como escrever as palavras, ele vai questionando e reconstruindo o que foi dito. Os alunos também fazem uma demonstração de como as palavras ditas são escritas, com lápis e papel,  podem  escrever e mostrar a grafia.
2º momento - Professor estimule os seus alunos a pensar em situações vivenciadas na escola e escrever em forma de manchete. Você deve proceder da seguinte maneira:
  • pedir  às crianças para imaginar situações que vivenciaram na escola;
  • listar 3 situações;
  • fazer o ensaio de como escrevê-las em forma de manchete;
  • refletir como melhorar o que foi escrito.
Observação- Professor ouça as diferentes opiniões sobre o tema e respeite as mesmas, tente que os alunos façam conexão com a realidade, com seu cotidiano, citando situações da família, da escola, do bairro e  da cidade.
Atividade 2 - Apontar a diferença entre as manchetes
1º momento -  Professor mostre duas manchetes completamente diferentes e solicite  que os alunos  apontem a diferença, revelando a temática de cada manchete. Deixe as crianças expressarem o que lhes vier à cabeça, oportunize que elas no turno de fala, estabeleçam um diálogo,  podem repetir a idéia dos colegas, complementar, não concordar, nesse caso verifique a possibilidade de pontos de vista diferentes ou a negociação para se chegar a um consenso (o consenso não é obrigatório), mostre a possibilidade da diferença entre as opiniões e também os equívocos.
 2º momento - Professor, logo após a discussão, propicie um momento em que as crianças façam um resumo das ideias discutidas e organize os alunos em duplas para escrever de acordo com o nível de escrita que já alcançaram, em seguida, elas ditam o que escreveram e você registra em uma cartolina ou em papel madeira.  Para prosseguir o exercício da escrita, analise com os alunos,  as duplas que escreveram a mesma ideia e planeje como juntá-las em um texto.
Atividade 3 - Ler e interpretar manchete de jornal
1º momento - Professor recorte  três manchetes diferentes com o mesmo tema e cole em uma folha de papel, organize as crianças em duplas e entregas uma cópia  a cada dupla. Leia cada manchete em voz alta e as duplas indicam a manchete que você está lendo.
2º momento - Professor discuta com os alunos a forma de escrever cada manchete abaixo destacada e verifique o sentido de cada uma. Ao final, é importante que eles percebam que a maneira de escrever é diferente, mas o sentido do que está sendo dito é o mesmo.
  • Descanse em paz Micheael.
  • Michael Jackson morre aos 50.
  • O rei está morto.
  • Morre Michael Jackson.
Para desenvolver a atividade de atribuir sentido ao texto (manchete) você solicita que os alunos desenvolvam as seguintes ações:
  •  Observar as fotos das  manchetes;
  • Escutar o que diz cada manchete
  • dizer de que trata cada manchete.                                                                                                                                                                                          
Ao final os alunos constroem oralmente outra manchete com tema similar.
Observação - A construção da manchete pode ser coletiva, cada dupla sugere e a turma chega a um consenso. Nesse momento, o professor escreve e lê o que foi escrito, para os alunos.
3º momento - Digite ou escreva a mão, a manchete construida pela turma e entregue a cada alunos para ilustrá-la, ou seja, para desenhar e  pintar (representar graficamente)  o que foi escrito.  Ao final, cada dupla mostrará seu trabalho para o grande grupo.
Recursos Complementares
Pesquisar nos sites:
Avaliação
Ao final das atividades, observar:
  1. se localizam onde se encontram as manchetes nos jornais trabalhados;
  2. se lêem sozinhos ou com ajuda as manchetes e fazem uma interpretação coerente com o tema;
  3. se conseguem interpretar um texto lido pelo professor e escrevem (escrita espontânea) um título para o texto em forma de manchete.
Fonte http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23319

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