Projeto Primavera
1º ano
Justificativa
Estudar sobre a natureza nos coloca em contato
com a criação de Deus. A Primavera estação tão admirada pelas crianças,
portanto preparamos este projeto para colocar a criança em contato direto com o
que representa esta estação e como ela revela o poder e amor de Deus ao criar
todas as flores, árvores e animais que dela necessitam.
Objetivos
- · Despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas.
- · Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão e incentivar o aluno a ouvir os amiguinhos, bem como elaborar e responder perguntas.
- · Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente.
- · Conscientizar sobre os cuidados que devemos ter para preservar a natureza.
- · Saber que Deus criou a flora com muita criatividade e poder.
- · Identificar as cores criadas por Deus na natureza.
- · Reconhecer a importância da árvore para a vida no planeta Terra.
- · Saber as características da primavera.
Atividades
- · Contação de histórias
- · Leitura de poemas
- · Dramatização
- · Atividades de artes com diversos materiais.
- · Pintura utilizando diferentes técnicas.
- · Recorte e colagem
- · Máscaras
- · Atividades referente ao tema envolvendo artes, matemática, ensino religioso, ciências, história e geografia, artes e português (alfabetização, interpretação, leitura, escrita e produção textual).
Ensino Religioso
- · A Criação – 3º dia, as flores. Animais do jardim.
- · Relembrar a história da criação.
- · Passar o DVD da criação com imagens das tulipas.
Português
- · Poema – A Sementinha.
- · Interpretação do poema.
- · Estudo da palavra sementinha. (letra inicial/final, sílabas e quantidades de letras).
- · Formar novas palavras a partir das palavras: ÁRVORE, SEMENTINHA e PRIMAVERA.
- · Formar frases com as palavras: FLORES, ÁRVORE, SEMENTE, NATUREZA, PRIMAVERA e JARDIM.
- · Produções de texto: História em sequência. A árvore amiga. No caderno de produção textual.
Matemática
- · Desafios matemáticos envolvendo flores. No caderno.
1. Num
vaso havia 7 flores amarelas e 9 vermelhas. Quantas flores são ao todo?
2. Destas
flores 5 murcharam no dia seguinte. Quantas restaram?
- · Desenhe vasos com a quantidade de flores indicadas:
10 flores vermelhas
15 flores amarelas
7 flores rosas
História e Geografia
- · Estudo da estação da primavera – data em que acontece e características desta estação.
Ciências
- Pesquisa sobre o girassol.
Culminância
- Programa homenageando a primavera no auditório. Cantar a música: Desperta no bosque gentil primavera usando as máscaras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário